Das madrugadas nos sabemos de ir e vir..

terça-feira, 18 de maio de 2010

Será que eles são doidos?


Para entender esse post é necessário ter lido o post anterior!
Agora que você leu vamos lá.
Tem pessoas que são taxadas como doidas não é? Tem pessoas que vão para centros de tratamentos, como o CAPS por exemplo, e são ditas como doidas. Essa reflexão tem muito haver com o livro que li recentemente, O Alienista, de Machado De Assis.
Toda Quinta feira vem um fã/amigo aqui em casa, ele faz tratamento lá no CAPS e sempre vem aqui, ele gosta de mim e do meu pai, gosta mesmo, ele sempre vem aqui pra que meu toque umas músicas pra ele, sempre as mesmas, mas ele se diverte, canta também, chega sair água nos olhos dele de felicidade, e nas nossas também pois ele é realmente uma pessoa especial.
Recentemente ele fez aniversário, fomos para o CAPS, um violão e uma sanfona e fizemos a alegria deles, cantaram, dançaram... Foi uma tarde emocionante, talvez uma hora do seu dia não é nada se comparado o que a gente vivi ali, talvez ficamos reclamando das coisas da vida, e eles com suas limitações nunca reclamaram.
Umas 3 vezes ao ano tocamos também no Asilo, lá é tão bom e tão ruim ao mesmo tempo, vemos pessoas que já fizeram muita coisa na vida e na sociedade estão lá abandonadas, como um filho pode deixar seu pai, sua mãe jogada lá? Enfim, essa é uma discussão longa que não quero entrar em detalhe agora. Mas mesmo assim os que podem, dançam e fazem parte do show.
Sempre quando vou também converso com eles, e digo pra vocês, me divirto com certas pessoas e fico emocionado com outras. Passar por lá traz um outro olhar da vida, no Asilo você vê que na vida o único fator determinante de suas limitações mundanas é o tempo, você sempre será a mesma pessoa, que veio do mesmo lugar, que fez alguma coisa, o que vai mudar em você será o tempo. O tempo passa e não joga favor.
Será que as pessoas do Caps são tão doidas assim? Creio que não. Todas as vezes que conversei com eles fui muito bem tratado, sempre muito educados e carinhosos. Hoje acho que eles são mais normais do que pessoas que estão vivendo na nossa sociedade, eles são mais normais do que as pessoas que me deixaram triste ontem. São mais normais do que aqueles que andam de carro pela rua, mais normais do que os que lhe julgam doidos. Porque nunca eles me fizeram sofrer, nunca quiserem me humilhar, eles não pensam em maldade, talvez eles não tenham nada pra pensar, e acho que isso seja até bom as vezes, talvez a gente busca ser um pouco do que eles são, simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário